A CONFERÊNCIA
O que é a Conferência Brasileira de Mudança do Clima?
Com a primeira edição realizada em 2019, na cidade do Recife, a CBMC é um encontro que reúne organizações não governamentais, movimentos sociais, povos tradicionais, governos, comunidade científica e os setores público e privado.
O evento promove diálogos para a formulação e monitoramento de compromissos que influenciam o clima e propõe saídas para a implementação da NDC brasileira, maiores ambições na pauta climática e de adaptação as mudanças ambientais.
O encontro é apartidário, de organização coletiva e tem como base a NDC Brasileira, o Acordo de Paris e a Agenda 2030.
Demonstrar que a sociedade e o setor produtivo brasileiro mantêm-se firmes no Acordo de Paris e que o protagonismo na agenda de clima, florestas e desenvolvimento sustentável e a governança climática são grandes oportunidade para o Brasil.
Promover compromissos empresariais e prioridades para a agenda de clima, florestas e desenvolvimento sustentável.
Demonstrar experiências, negócios, soluções, tecnologias e políticas brasileiras que valorizam, integram e fazem progredir os resultados da governança climática.
CONTEXTO
Qual é o contexto atual da CBMC?
Ampliar os esforços da Conferencia Brasileira de Mudança de Clima, de correalizadores e o entendimento sobre as correlações entre a crise institucional e os avanços das ilegalidades que ameaçam a floresta, a biodiversidade, os direitos humanos, a integridade e a transparência, são pontos fundamentais para o enfrentamento à pressão que a floresta sofre no país. Além de ser essencial para sua capacidade de se renovar como sumidouro de carbono e garantir parte considerável do PIB brasileiro.
A Conferência surgiu
como uma oportunidade
de promover o diálogo sobre como retomar a trilha da responsabilidade climática, da participação da sociedade, da consolidação de pactos internos, de fortalecimento e de ampliação da
agenda climática.
As atividades que aconteceram na segunda edição
A segunda edição da CBMC foi a primeira 100% virtual e gratuita com interação direta entre palestrantes e espectadores. A conferência teve 34 atividades com a participação de 116 palestrantes e 34 mediadores. Foram 6 painéis junto com a Conferência Ethos e mais 7 em parceria com o Fórum do Clima.
34
34
117
117
atividades ao total
palestrantes
PROGRAMAÇÃO
Prepare-se para participar desse
grande encontro!
A programação da Conferência Brasileira de Mudança do Clima será 100% virtual e gratuita.
Você poderá participar, de forma interativa, das palestras diálogos e workshops de onde desejar, através do canal do Instituto Ethos no YouTube.
9h00 - Terras secas na América Latina - avanços e desafios
10h10 - Desertificação no semiárido brasileiro – produção de conhecimentos e políticas públicas
11h20 - Perfil das Emissões Brasileiras de Gases de Efeito Estufa (GEE) nas últimas três décadas
12h00 - Transição energética justa e inclusiva
13h00 - Mission-oriented innovation na prática - as contribuições da ciência aplicada para a economia de baixo carbono no Brasil
14h00 - O oceano de amanhã frente aos desafios da sua sustentabilidade hoje
15h10 - Conectando e interligando a gestão dos oceanos e zona costeira
16h20 - Sistemas alimentares e mudança do clima
18h30 - Fomentando Carreiras na Nova Economia Climática
19h40 - Da integração ESG ao investimento de impacto: o risco climático e os caminhos para o alinhamento aos objetivos do Acordo de Paris
Palestrantes
Conheça quem são os palestrantes
O evento conta com um time de palestrantes internacionais e brasileiros que em todos os continentes observam a pandemia alterar, significativamente, a ordem econômica, política e social global, e que buscam soluções para adaptar o desenvolvimento sustentável para as novas tendências e oportunidades.