top of page
Buscar
  • Foto do escritorInstituto Ethos

Ethos realiza oficina para a construção da Declaração de Recife

Documento consolida principais mensagens da Conferência Brasileira de Mudança do Clima

O encontro, que aconteceu no dia 27 de agosto na sede do Instituto Ethos, teve como objetivo a construção colaborativa da Declaração de Recife, que deve ser lançada antes da Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC) em novembro.


O documento tem o propósito de fortalecer as principais mensagens que a CBMC pretende divulgar sobre a agenda de clima, consolidando a relevância do tema para o Brasil, o seu papel protagonista, a importância no cumprimento das metas da NDC brasileira e de manter as florestas em pé, respondendo à crise enfrentada com relação à Amazônia.


A oficina foi desenvolvida durante todo o dia através de painéis, grupos de trabalho e encaminhamentos para estabelecer compromissos e propostas para a mitigação das mudanças do clima, começando a construir acordos entre os diferentes setores da sociedade, que serão apresentados na CBMC e depois levados à COP25 no Chile.


Uma das dinâmicas desenvolvidas na oficina foi a roda de conversa no formato aquário, em que é formada uma grande roda com os participantes e uma roda menor, apenas com algumas pessoas, que fica dentro da primeira. Nesse processo, apenas quem está na roda menor pode debater, enquanto os demais permanecem na escuta. Uma cadeira do centro fica sempre vazia para que os participantes da roda de fora possam entrar para compartilhar suas ideias. Durante o processo, as ideias principais vão sendo anotadas em um quadro esquemático.


A próxima reunião preparatória para discutir os avanços na produção de conteúdo da CBMC acontecerá no dia 01/10 no Instituto Ethos.



Por: Laís Thomaz, do Instituto Ethos

42 visualizações0 comentário
bottom of page