top of page
Buscar
  • Foto do escritorInstituto Ethos

Ethos e ONGs se reúnem com presidente do Senado e mais três senadores na COP 25

Diretor-presidente do Ethos avaliou positivamente o diálogo com os senadores

No último sábado (7), O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP), em participação na COP 25, se reuniu com o Instituto Ethos e outras ONGs brasileiras como Instituto Clima e Sociedade, Greenpeace e Observatório do Clima para dialogar a respeito das implicações das mudanças recentes nas políticas ambientais brasileiras.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, Alcolumbre disse que “a nossa tese é proteger o Brasil, as comunidades tradicionais, respeitar a legislação que existe hoje de proteção ao meio ambiente, porque a gente está promovendo o bem-estar da humanidade, não só do Brasil. Essa é a tese da maioria do parlamento hoje”. Perguntado se conseguiria evitar retrocessos na legislação ambiental, o presidente do Senado respondeu que “desde o dia em que os ex-ministros levaram suas preocupações, a Câmara e o Senado fizeram uma conciliação, tanto é que não aconteceu nada. Então o pedido deles foi aceito”.

“O compromisso público do Senador Davi Alcolumbre, presidente do Senado e do Congresso Nacional, de não permitir que prosperem as tentativas de retrocesso na agenda ambiental e climática, foi a mais importante declaração ao Brasil e ao mundo, da mais alta autoridade brasileira presente na COP 25”, avalia Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos.

O encontro contou ainda com a participação de mais três senadores: Eliziane Gama (Cidadania/MA), o presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, Fabiano Contarato (Rede/ES) e o líder da oposição, Randolfe Rodrigues (Rede/AP). Vale destacar o lançamento do Relatório de Avaliação de Política Pública, intitulado: A Política Nacional sobre Mudança do Clima, elaborado pela Comissão de Meio Ambiente do Senado.

“Além da representação política, os senadores também representam os estados. É uma questão importante do pacto federativo”, disse à Folha, o diretor-presidente do Ethos.


Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

65 visualizações0 comentário
bottom of page