top of page

Centro Brasil no Clima

COMPROMISSOS DE AÇÃO CLIMÁTICA

Setor:

Sociedade Civil

Redes sociais:

Facebook

Twitter

Instagram

Youtube

Resumo de todas atividades climáticas:

O Centro Brasil no Clima (CBC) é um centro de reflexão (think-and-do-tank), disseminação de conhecimento, elaboração de ações estratégicas, engajamento e mobilização da sociedade para combater os efeitos das mudanças climáticas. O CBC tem como objetivo estimular o debate público para resultar em uma sociedade mais sustentável, e tem a visão de tornar-se referência inspiradora no enfrentamento do aquecimento global, considerando a conservação da biodiversidade, a restauração ecossistêmica e a qualidade de vida da sociedade brasileira.

Atividades climáticas atuais:

Estritamente apartidário, o CBC desenvolve projetos, ações e campanhas para influenciar as políticas climáticas brasileiras, especialmente no âmbito subnacional, construindo uma estratégia de longo prazo com o objetivo de aumentar a ambição climática brasileira e zerar emissões líquidas (net zero) em meados do século XXI. O CBC tem se estruturado em eixos de atuação, sendo eles: advocacy, política climática e relações internacionais, economia ambiental, mobilização e capacitação.

Demonstração de atividades atuais:

Atividades climáticas futuras:

O CBC cresceu muito em 2020, aumentando a sua equipe e também os projetos nos quais atua. Atualmente conta com 7 projetos ativos, através dos quais pretende promover conhecimento e engajamento para descarbonizar a economia e enfrentar a emergência climática. Durante a COP26 realizaremos 4 eventos sobre a governança subnacional brasileira, justiça climática, e a transição para energias renováveis, além de engajar a iniciativa Governadores pelo Clima na pauta climática mundial.

Oportunidades de parceria para o cumprimento dos compromissos da Declaração:

Três dos objetivos da Declaração de Recife são parte fundamental da atuação do Centro Brasil no Clima, no tocante ao monitoramento de ações, e do estabelecimento de parcerias e mecanismos de intercâmbio para o enfrentamento à crise climática bem como para o cumprimento da ambição das NDCs. Nesse contexto, contamos com pelo menos 20 parceiros para o exercício das atividades do CBC. Ainda, nos disponibilizamos para futuras parcerias como pontos de articulação entre o conhecimento técnico sobre o clima com a tomada de decisão em alto nível e formação de opinião.

bottom of page