IV CBMC vai propor carta de compromisso com metas e caminhos para candidatos à eleição 2022

A 4ª edição do evento anual será presencial nos dias 10 e 11/06, em Niterói (RJ), e promove amplo debate com a presença de prefeitos e secretários de Estado;
Carta compromisso para os candidatos será elaborada visando a implementação de ações para cumprir as metas definidas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) para o Acordo de Paris;
Municípios espalhados pelo Brasil vão assinar a carta de adesão à Rede Cidades Pelo Clima e com a presença do prefeito Eduardo Paes, painel discutirá o desenho da programação da Rio+30;
As Políticas Públicas Municipais de Mudança Climática e a Gestão Metropolitana de Riscos Ambientais e Prevenção de Desastres estão na pauta de discussão no período da tarde;
São Paulo, junho de 2022 – A Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC), movimento idealizado pelo Instituto Ethos e correalizado por diversas organizações não governamentais, movimentos sociais, populações tradicionais e originárias, governos locais e a comunidade científica, realizará seu primeiro evento presencial de 2022. Será no Teatro Municipal de Niterói (RJ) nesta sexta-feira, dias 10 e 11, a partir das 9h30.
O grupo multissetorial constituinte da Conferência Brasileira do Clima traz para esta 4ª edição uma programação intensa com foco na implementação de ações para cumprir a meta definida pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), de limitar o aumento de temperatura média terrestre em até 1,5°C. Ao final, será produzida uma carta compromisso para candidatos aos executivos estaduais nas eleições de 2022.
A 4ª edição da Conferência terá como tema central a Emergência e vulnerabilidade climática: impactos e soluções interligado também com a Carta aos Candidatos, pautando o protagonismo subnacional no enfrentamento às futuras crises e na prevenção de impactos que virão com o aumento dos extremos climáticos.
Durante a Conferência, haverá também a apresentação e o alinhamento conjunto da CBMC e do município do Rio de Janeiro para a construção da programação da Rio+30 e assinatura de várias cidades brasileiras e do CB27 a Carta de Adesão pela Rede de Cidades pelo Clima.
A programação contará com diversos modelos de atividades, entre elas painéis expositivos. O primeiro será sobre a Gestão Metropolitana de Riscos Ambientais e Prevenção de Desastres, contará com a participação do secretário de meio ambiente de Recife, Carlos Ribeiro e serão apresentados exemplos de sucesso de como a cooperação entre governos municipais, de uma mesma região metropolitana, pode auxiliar na resposta a desastres ambientais, como foi o caso da atuação de Niterói na força tarefa de auxílio a Petrópolis. A Construção de Política Pública Municipal de Mudanças Climáticas é tema de painel, no qual será apresentado um diagnóstico local sobre as oportunidades de uma economia de baixo carbono e de programas sociais, com foco em ações de mitigação.
A CBMC de Niterói encerra a sua programação no dia 11, com o lançamento do Projeto de Neutralização de Carbono Comunitário e do do Banco do Clima, para o bairro Caramujo, de Niterói.
PROGRAMAÇÃO IV CONFERÊNCIA BRASILEIRA DO CLIMA| Niterói
Dia 10 de junho, sexta-feira
9h às 9h30 – credenciamento e café de boas-vindas
9h30 às 10h – Pronunciamento de abertura
Axel Grael, Prefeito de Niterói e Vice-Presidente de ODS da Frente Nacional de Prefeitos (FNP)
Luciano Paez, Secretário de Clima de Niterói
Caio Magri, Diretor-presidente do Instituto Ethos
Renata Moraes, coordenadora do The Climate Reality Project
Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI, Governos Locais pela Sustentabilidade
Caetano Scannavino, Projeto Saúde e Alegria
Giovana Figueiredo, Fundação Amazônia Sustentável
Samanta Della Bella - Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pernambuco
10h às 10h30 – Apresentação e alinhamento conjunto da CBMC para a Rio+30
Eduardo Paes, Prefeito do Rio de Janeiro
Lucas Padilha, Secretário Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro
Axel Grael, Prefeito de Niterói
Luciano Paez, Secretário de Clima de Niterói
10h30 às 11h – Assinatura da Carta de Adesão pela Rede de Cidades Pelo Clima
Axel Grael, Prefeito de Niterói
Luciano Paez, Secretário de Clima de Niterói
Ana Wernke, ICLEI
Carlos Ribeiro, Secretário de Meio Ambiente de Recife
As prefeituras de Fortaleza, Maringá, Porto Alegre e Campinas indicarão os nomes ao longo da semana
15h30 às 17h - Painel 1 - Construção de Política Pública Municipal de Mudanças Climáticas
Luciano Paez, Secretário de Clima de Niterói;
Marcos Sant`Anna Lacerda, Subsecretário Municipal do Clima de Niterói;
Dr. Paulo Pereira Gusmão, Departamento de Geografia UFRJ
Marina Ferro - Instituto Ethos
Leandro Portugal, Vereador de Niterói;
Lincoln de Araújo Santos, Secretário Municipal de Educação de Niterói;
17h às 18h30 - Painel 2 - Gestão Metropolitana de Riscos Ambientais e Prevenção de Desastres
Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI América do Sul
Flavia Bellaguarda,Flavia Bellaguarda, Gerente de Relações Institucionais do centro Brasil no Clima (CBC)
Axel Grael, Prefeito de Niterói e Vice-Presidente de ODS da Frente Nacional de Prefeitos (FNP)
Rubens Bomtempo, Prefeito de Petrópolis
Anjoum Noorani, Cônsul-Geral Britânico no Rio de Janeiro
Carlos Alberto Muniz, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Petrópolis
Luciano Paez - Secretário de Clima de Niterói (moderação)
Dia 11 de junho, sábado | Parque Esportivo e Social do Caramujo, Rua do Alto, 130, Bairro Caramujo
9h às 13h - Lançamento do Projeto de Neutralização de Carbono Comunitário e do Banco do Clima
Interessados em acompanhar a Conferência Brasileira de Mudança do Clima, no Teatro Municipal de Niterói, devem realizar a inscrição pela página www.climabrasil.org.br
Os próximos eventos da CBMC estão programados para acontecer em 15 de julho, de forma remota, e presencial nos dias 29 e 30 de julho, no Recife (PE).
Realizada desde 2019, a CBMC é composta por organizações não governamentais, movimentos sociais, populações tradicionais e originárias, governos locais, a comunidade científica e o setor privado com o objetivo de propor articulação em rede para construção conjunta de conteúdo e posicionamentos, para a realização de debates e propor soluções para a descarbonização da economia brasileira e para o enfrentamento à crise climática em alinhamento com os objetivos destacados no Acordo de Paris.
Realização: APIB, Centro Brasil no Clima, The Climate Reality, COIAB, FGV, Fundação Amazônia Sustentável - FAS, Fundación Avina, Fundação Konrad Adenauer, Hivos, ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade, IEI-Brasil; Instituto Alana, Instituto Akatu, Instituto Clima e Sociedade, Instituto Democracia e Sustentabilidade - IDS, Instituto Ethos, IPAM, Observatório do Clima, Rede Brasil do Pacto Global, Prefeitura de Recife, Projeto Saúde e Alegria, Rede de Cooperação Amazônica, Reos Partners, SeClima-Niterói, SEMAD-Goiás, SEMAS-Pernambuco e Youth Climate Leaders.
Coordenação: Instituto Ethos
Mais informações:
Analítica Comunicação – Assessoria de Imprensa do Instituto Ethos
Rení Tognoni – reni@analitica.inf.br (11) 94270-0352
Regina Lima - regina.lima@analitica.inf.br (11) 99993-9933
Comments